quarta-feira, 20 de maio de 2015

USUÁRIOS DO CAPSMAF PASSEIAM PELA HISTÓRIA DO FORTE DOS REIS MAGOS

O Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire - CAPSMAF (São José de Mipibu-RN), conforme projeto terapêutico institucional, realizou, no dia de hoje(20), mais uma atividade extra-CAPS, na qual usuários, equipe técnica e alguns familiares foram até o FORTE DOS REIS MAGOS.
De acordo com a história do RN, o Forte ou Fortaleza dos Reis Magos é considerado o marco inicial da fundação da cidade do Natal e recebeu este nome, de acordo com o calendário católico, por ter sido erguido em 06 de janeiro de 1598, Dia dos Reis Magos.
Aproximadamente 80 usuários se fizeram presentes a esta atividade terapêutica de grande relevância no processo de acompanhamento aos portadores de transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas.
Esses momentos são resultados da cobrança dos próprios usuários em fóruns e oficinas, ministradas nas dependências do CAPS. "Trabalho, ouvindo cada usuário. Razão primordial de toda e qualquer ação no nosso centro. Feliz do gestor que ouve e respeita seu público. Essa é minha filosofia de trabalho como diretor geral" - disse Alexandre Freire
Já no interior do forte, usuários desvendam cada pedacinho da história de colonização, lutas e conquistas das terras potiguares.
Muito bem fundamentados, os guias turísticos da Fortaleza dos Reis Magos deram uma verdadeira aula de história, enaltecendo como funcionava o forte àquela época, bem como contextualizando o cenário da cidade do Natal nesse período.
Os usuários não batiam os olhos diante de tanta informação, cultura e significativos relatos históricos.
Para uma melhor compreensão dos fatos, foram formados dois grupos com, aproximadamente, 50 pessoas.

Em nome de toda a família CAPSMAF, os agradecimentos à Secretaria Municipal de Transportes pelo valoroso apoio e ao motorista, Seu Valmir, uma pessoa espetacular em amizade, carisma e, principalmente, em paciência e respeito para com todos.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

0 comentários:

Postar um comentário

poste seu comentário