O MELHOR PÃO DA CIDADE

PRAÇA DES. CELSO SALES, N° 12 - CENTRO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

SUPERMERCADO DO TELMO

O SUPERMERCADO DAS GRANDES PROMOÇÕES

CONHECER EDUCACIONAL

A ESCOLA DAS FAMÍLIAS MIPIBUENSES.

AQUI, SUA MARCA É LEMBRADA

ENTREM EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL: deolhoemmipibu@gmail.com

domingo, 31 de maio de 2015

D. LINDALVA TRIGUEIRO RECEBE FAMILIARES E AMIGOS EM SUA GRANJA

A convite da Família Trigueiro, o blog De Olho em Mipibu compareceu, no dia de hoje, à Lagoa do Bonfim, na Granja da amiga e ex-vereadora mipibuense, D. Lindalva Trigueiro. Muitos amigos e familiares estiveram presentes, como: o padre Matias Soares; o casal, José Hilton Gurgel e Kerginalda; Dona Mariza Palhano; entre outros.

Aos anfitriões, meus sinceros agradecimentos pelo delicioso almoço e pela tarde prazerosa, regada a uma boa conversa e às poesias do meu grande amigo Roda Trigueiro, além das cocadinhas mágicas da esposa de Roda, Ana Trigueiro.

Matéria e foto: Alexandre Freire

"QUEM ORGANIZOU TÃO BEM A PARÓQUIA, PODE MUITO BEM ADMINISTRAR O MUNICÍPIO" - DISSE UMA FIEL AO PE. MATIAS SOARES

Hoje, em conversa com o pároco de São José de Mipibu, Matias Soares, uma fiel se dirigiu ao reverendo e questionou: "O Senhor deveria se candidatar a prefeito do nosso município, pois QUEM ORGANIZOU TÃO BEM A PARÓQUIA, PODE MUITO BEM ADMINISTRAR O MUNICÍPIO". Sem meias palavras, mas feliz pelo elogio ao trabalho missionário católico, Matias respondeu: "Não. Só quero ser padre, nada mais do que padre, pois sou feliz e realizado".

A exemplo dessa pessoa, interessante ressaltar que já testemunhei muitos outros cidadãos com o mesmo apelo.

O questionamento, na verdade, é o reconhecimento ao grandioso trabalho desenvolvido por este religioso à frente da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim. Desde que aqui chegou, Matias resgatou a presença em massa do povo às igrejas do centro e periferia; organizou os grupos e/ou setores missionários católicos da igreja; atua  e interage na vida social das comunidades de modo dinâmico e dialógico; tem visão empreendedora na reforma e construção de templos e capelas; renovando, assim, o dinamismo pastoral e missionário da comunidade.

Já imaginaram um padre (como Matias Soares) com essa visão humanizada, conduzindo o destino político-administrativo do nosso município???!!!

Matéria e foto: Alexandre Freire

sábado, 30 de maio de 2015

DEUS TEM UM PROPÓSITO EM SUA VIDA, DRº RAPHAEL LUZ!

Em nome de amigos e familiares, queremos agradecer a grande bênção concedida por nosso Senhor Deus ao amigo e médico pediatra, Drº Raphael Luz. Hoje, na Igreja Assembleia de Deus Central, em São José de Mipibu, celebramos, com muita alegria e fé, culto em ação de graça pela saúde deste cidadão do bem, obstinado pela vida e digno de todos os aplausos.

Raphael, Deus tem um propósito em sua vida, que se resume, sobretudo, em acolher, medicar, cuidar e salvar muitas vidas. Parabéns!!!

Matéria e foto: Alexandre Freire

quinta-feira, 28 de maio de 2015

RAI, SIM, MERECE A MEDALHA VOVÓ DIDI!!!

Esta é Raimunda Timóteo da Nóbrega, mais conhecida por RAI. Como freira, desenvolveu um trabalho religioso em nossa cidade; fundou a Pastoral da Criança, entidade responsável pelo acompanhamento a crianças desde o nascimento até os primeiros anos de vida; construiu, com recursos próprios e ajuda de poucos amigos, uma creche (Creche Santana) na comunidade do Bairro Novo, onde atendia cerca de 150 crianças, nos turnos matutino e vespertino. O espaço era mantido pela ajuda de pessoas da comunidade e de outros distritos. Há anos, este importante projeto fora desativado, devido à depredação por partes dos marginais, pelos constantes roubos e/ou assaltos, sobretudo, pela falta de investimentos. Segundo informações, a creche recebia, também, pessoas infratoras, a fim de que desenvolvessem algum tipo de trabalho, uma forma de diminuição da pena.

Além dessas grandes ações, Rai se destacou na função de tratar pessoas doentes que encontrava nas ruas. Auxiliar de enfermagem, com um grande conhecimento na área de saúde, disse-me ter perdido as contas das vezes em que acolheu, em sua residência, pessoas doentes, frágeis, que perambulavam pelas ruas. Dava-lhes casa, comida, roupas e tratamento médico. Os remédios, em sua maioria, eram doados por pessoas humanas e sensibilizadas com a situação. Ao final do tratamento, essas pessoas eram conduzidas às casas de familiares. 

"Através das boas amizades, pedia remédios, roupas e alimentos, além de sair pelas comunidades vizinhas, a cavalo, para medicar e ajudar aos mais necessitados. Tudo isso pelo amor ao próximo, sem ajuda de políticos ou qualquer tipo de interesse... só de Deus e dos grandes de coração" - disse Rai.
Há alguns anos, administrou um bazar, para doações de roupas e sapatos aos mais carentes. Em alguns casos, vendia algumas peças e destinava o dinheiro para a compra de medicamentos para o povo. Atualmente, devido a problemas de saúde, não desenvolve mais essas louváveis ações sociais, porém deixou escrito uma história de amor e um legado dedicado aos mais carentes e humildes.

Hoje, em sessão solene, para a entrega da Medalha Vovó Didi às mulheres mipibuenses, como forma de homenageá-las por ocasião do relevante trabalho desenvolvido em nossa cidade, mais uma vez, esqueceram de um verdadeiro ser humano, digno de todas as condecorações e honras.

Aos vereadores daquela casa, pedimos uma maior sensibilidade e reconhecimento às nossas verdadeiras mulheres. Rai não merece só uma medalha, mas, sim, ser reconhecida pela sua grandiosa trajetória de vida em nome dos necessitados, acolhendo, cuidando e dando amor aos menos favorecidos.

Sou fã de quem, realmente, é personagem principal de uma verdadeira história!!!

Matéria e fotos: Alexandre Freire

terça-feira, 26 de maio de 2015

DEPUTADA ESTADUAL, CRISTIANE DANTAS, FAZ REIVINDICAÇÕES AO SECRETÁRIO ESTADUAL DE ESPORTES

Na agenda propositiva de ações a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) se reuniu, na manhã desta segunda (25), com o secretário estadual do Esporte e Lazer George Câmara, e com os secretários municipais de Esporte dos municípios de São José de Mipibu, Dalmo Pereira e de Brejinho, Gamaliel Soares. A intenção do encontro foi abrir um canal de comunicação para os representantes municipais reivindicarem melhorias para o setor.  "Intermediar uma reunião como essa é uma forma de aproximar os secretários muni da pasta estadual, bem como encaminha pelo nosso mandato ações que promovam o apoio ao esporte no estado", disse Cristiane Dantas.

O secretário municipal de São José de Mipibu, Dalmo Pereira, apresentou a necessidade da construção de um centro esportivo na cidade para treinamento dos atletas. “Precisamos desse espaço para que nossos atletas não precisem mais se deslocar para Natal para poder treinar. O centro esportivo também é importante porque além de estratégia de saúde, é uma forma de prevenção à violência com os jovens que hoje se encontram ociosos na nossa cidade", argumentou Dalmo Pereira.  O pleito apresentado pelo secretário de Esporte de Brejinho foi semelhante. “Em Brejinho nós precisamos de uma nova cobertura para o ginásio”, solicitou Gamaliel Soares.
Os secretários também solicitaram a capacitação para os profissionais do esporte, como atenção ao futebol, bem como o apoio para a realização de eventos esportivos na cidade. No próximo dia 14 de junho haverá em São José de Mipibu a Etapa Estadual de Ciclismo que contará com a participação de 150 atletas. Já o município de Brejinho se prepara para receber em agosto uma competição de Mountain Bike.

“Foi muito proveitoso participar desse encontro para reforçarmos o trabalho de parceira com os municípios da região Agreste que tem um papel de protagonismo no esporte do nosso Estado, além de perceber o engajamento da deputada na luta por mais avanços na área”, avaliou o secretário estadual de Esporte e Lazer, George Câmara.

*Fotos: Aline Bezerra

sábado, 23 de maio de 2015

MÉDICOS DO RN DISCUTEM INSEGURANÇA NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

O grande número de agressões a médicos, seja verbais ou físicas nas unidades públicas e privadas, provocadas pela alta demanda de pacientes em espera ou por falta de insumos está levando insegurança à categoria. Outro fator é violência nos locais de trabalho, muitas vezes em localidades onde a criminalidade é um fator de risco cada dia maior.

A insegurança no exercício da profissão médica foi discutida em uma reunião convocada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – CREMERN, na tarde desta sexta-feira (22) na sede do Conselho, em Natal, com representantes do CREMERN, Dr. Marcos Lima de Freiras, presidente, e o assessor jurídico Klevelando Santos, do Sindicato dos Médicos do RN, Dra. Mônica Campos e da Associação Médica do RN, Dr. José Rosendo, além de representantes de hospitais públicos e privados, unidades de saúde e clínicas.  O objetivo maior da reunião, de acordo com o presidente do CREMERN, Marcos Lima de Freitas, é ouvir denúncias e sugestões para intensificar ações que tragam mais segurança para a classe medica e para a sociedade.

“O médico não é responsável pela falência da saúde no País”. Foi com essa frase que a representante do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, Dra. Mônica Campos, definiu a atual situação que se encontra a classe média diante da insegurança que vive para exercer a profissão em hospitais e unidades de saúde da capital e do interior do Estado.
Durante a reunião foram feitas várias denúncias por médicos que atuam em instituições de saúde das redes públicas e privadas. Questões como: A falta de policiamento, atendimento a pacientes armados, problemas com usuários de drogas que a família quer manter internado, acusações inverídicas ao médico através das mídias sociais, ameaças recebidas de familiares de pacientes por falta de atendimento digno e falta de insumos, entre tantos outros problemas.

Para o presidente do CREMERN, Marcos Lima, a reunião foi muito proveitosa e com uma participação expressiva. “Colhemos propostas e a partir disso vamos colocar em prática que contribuam com a mudança desse quadro. Vamos acionar a segurança pública, acionar gestores públicos para que não obriguem médicos a trabalharem em situação de total insegurança. Vamos saber da Agencia Nacional de Saúde Suplementar se os planos de saúde vendidos aqui no Estado estão dentro da dimensão correta ou se existe um super-dimensionamento, se venderam mais do que a cobertura que pode ser feita. Vamos acionar a Corregedoria da Polícia Militar solicitando que abram uma sindicância para avaliar o comportamento dos policiais que atenderam a ocorrência no Hospital Papi, na semana passada”, declarou Marcos Lima.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

HOMENAGEM DE SILVANA BARBALHO A MARCIANO DIAS FREIRE

         
            MARCIANO DIAS FREIRE... Falar sobre um homem da sua “estirpe” é trazer à tona sobretudo, algumas de suas características e valores.: um homem silencioso, tímido introspectivo e reservado. Sua “marca” notadamente peculiar foi o estilo, “silenciar em face a tudo e a todos.” Uma maneira responsável de absorver situações, circunstâncias, momentos e, solucionar aquilo que lhe era necessário fazer. O silêncio refletido na sua postura bem o traduz o poeta português FERNANDO PESSOA: “Existe, no silêncio, uma tão profunda sabedoria, ...”.  Inegavelmente, os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com a sua presença, puderam apreciar tantas e quantas qualidades e experienciar de uma postura que bem condiz com as palavras citadas por SÃO PAULO em sua carta: “Sejamos prontos para ouvir e tardios para falar.” Àqueles que praticam e exercitam o princípio do ouvir mais, podem entender a nobreza de tamanha qualidade: “O silêncio é um amigo que nunca trai.” (CONFÚCIO). Finalmente, o seu perfil como ser humano dar-se-á a partir do jeito silencioso de contemplar a vida ...
              O ser humano, esposo, pai, sogro, avô, filho, tio, irmão, cunhado, ... amigos, enfim, tudo o que foste e viveste está muito bem expresso nas palavras da poetisa CLARICE LISPECTOR: “Até onde posso vou (fui) deixando o melhor de mim ... Se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração.”
              É com o coração, movidos pela emoção, e hoje “separação” que voltamos o nosso olhar saudoso, de gratidão, e dor à tua “passagem” à eternidade. Consolar, esquecer, usar “fórmulas mágicas” para preencher o vazio de tua ausência, não! Todavia, amparados pela misericórdia e amor do Deus Pai, entregamos tua alma Àquele que o chamou à vida terrena, e, agora o quer de volta à casa paterna para o descanso eterno e a plena felicidade, - certamente no novo momento que irás viver e ao contemplar o teu Criador dizer: “O Senhor completará o que em meu auxílio começou ...” (SALMOS 137,8).
              O legado que deixas à esposa, aos filhos, aos netos, genro, nora, irmãos e demais familiares e amigos têm o exemplo da disciplina, moderação, caráter, honestidade e compromisso com o bem. Extensivamente, a paróquia de Sant’ana  e São Joaquim, fica “órfã” do “pai” que a amou, doou-se em prol das suas necessidades e bem-estar; evangelizando-a de tantas maneiras e com ela comungou sua fé. Sintonizado a paróquia, tinha o zelo, cuidado e providência em acolher sempre os padres que aqui chegavam fosse para administrá-la ou viessem às festas que a Igreja celebrasse e dentre algumas, aquela que tão devotamente celebrava - dos excelsos padroeiros. Sua casa, era referência à acolhida e fraterna atenção ... Assim o foi, e assim serás lembrado – um paroquiano exemplo de amor à sua Igreja, aos seus ministros e ao serviço gratuito pelo bem da paroquia e de seus paroquianos ...
              Saudades eterna – esposa, filhos, netos, genro, nora, irmãos, ... amigos e a paróquia de Santa’ana e São Joaquim.

VICE-GOVERNADOR DO RN, FÁBIO DANTAS, PARTICIPA DE ENCONTRO, EM BRASÍLIA, COM GOVERNADORES

O vice-governador Fábio Dantas cumpre agenda administrativa em Brasília, nesta quarta-feira (20), representando o governador Robinson Faria. Em uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na presença de todos os governadores do País, discutiu-se o pacto federativo, a redistribuição das receitas da União e a criação de um fundo de segurança pública. 

Renan Calheiros fez um balanço das iniciativas aprovadas pelo Parlamento nos últimos anos e se dispôs a disposição em ouvir os governadores para definir as próximas ações que garantirão maior equilíbrio para o enfrentamento da crise econômica.

Ao final do encontro, Calheiros designou uma comissão para, ainda nesta quarta-feira, sistematizar todas as sugestões ali oferecidas. 

A região Nordeste foi representada pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que defendeu que outros tributos, além do IR e do IPI, sejam partilhados pela União com os Estados. Ele também solicitou a continuidade de obras e maior participação federal na saúde e segurança.

“O encontro foi extremamente positivo. O Poder Legislativo mostrou-se sensível em acatar as propostas que podem impactar na situação financeira dos estados e na questão da redistribuição dos recursos da União, para que todos possam enfrentar esse momento de crise com mais equilíbrio”, avaliou Fábio Dantas.


Fotos: Jane Mara - Agência Senado

quarta-feira, 20 de maio de 2015

USUÁRIOS DO CAPSMAF PASSEIAM PELA HISTÓRIA DO FORTE DOS REIS MAGOS

O Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire - CAPSMAF (São José de Mipibu-RN), conforme projeto terapêutico institucional, realizou, no dia de hoje(20), mais uma atividade extra-CAPS, na qual usuários, equipe técnica e alguns familiares foram até o FORTE DOS REIS MAGOS.
De acordo com a história do RN, o Forte ou Fortaleza dos Reis Magos é considerado o marco inicial da fundação da cidade do Natal e recebeu este nome, de acordo com o calendário católico, por ter sido erguido em 06 de janeiro de 1598, Dia dos Reis Magos.
Aproximadamente 80 usuários se fizeram presentes a esta atividade terapêutica de grande relevância no processo de acompanhamento aos portadores de transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas.
Esses momentos são resultados da cobrança dos próprios usuários em fóruns e oficinas, ministradas nas dependências do CAPS. "Trabalho, ouvindo cada usuário. Razão primordial de toda e qualquer ação no nosso centro. Feliz do gestor que ouve e respeita seu público. Essa é minha filosofia de trabalho como diretor geral" - disse Alexandre Freire
Já no interior do forte, usuários desvendam cada pedacinho da história de colonização, lutas e conquistas das terras potiguares.
Muito bem fundamentados, os guias turísticos da Fortaleza dos Reis Magos deram uma verdadeira aula de história, enaltecendo como funcionava o forte àquela época, bem como contextualizando o cenário da cidade do Natal nesse período.
Os usuários não batiam os olhos diante de tanta informação, cultura e significativos relatos históricos.
Para uma melhor compreensão dos fatos, foram formados dois grupos com, aproximadamente, 50 pessoas.

Em nome de toda a família CAPSMAF, os agradecimentos à Secretaria Municipal de Transportes pelo valoroso apoio e ao motorista, Seu Valmir, uma pessoa espetacular em amizade, carisma e, principalmente, em paciência e respeito para com todos.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

MISSA DE 7º DIA DE FALECIMENTO DE MARCIANO DIAS FREIRE

A família Dias Freire convida parentes e amigos para a celebração da missa de 7º dia de falecimento em sufrágio da alma de Marciano Dias Freire. A celebração se dará, amanhã, 21 de maio, a partir das 19 horas, na Igreja Matriz de São José de Mipibu.

QUE A CAMINHADA PELA PAZ NÃO FIQUE SÓ NO BLÁ-BLÁ-BLÁ!!!

Ontem (19), em comemoração à semana de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, promovida pela Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, a população caminhou pelas principais ruas da cidade, clamando por paz.
Secretarias e instituições municipais, escolas, cidadãos comuns e autoridades dos mais diversos segmentos pediram, em protesto, o fim da criminalidade, roubos e de assassinatos constantes que assolam o município há alguns anos.
Ontem (18), por ocasião da abertura da referida semana, uma audiência pública reuniu Polícia Civil, Prefeitura Municipal, Promotoria Pública, Conselho Tutelar, instituições municipais e outras autoridades. Um momento de discussão e boa interatividade. Porém, eu pergunto... haverá ações em prol do que fora discutido? Ou tudo ficará no blá-blá-blá???
Em meio ao desajuste sócio-familiar, motivado, também, pelo consumo exacerbado e tráfico de drogas, precisamos, urgentemente, de atitudes emergenciais e efetivas, a fim de devolver à nossa cidade paz, tranquilidade e, sobretudo, uma resposta positiva à população.
Na caminhada, encontro com duas amigas: a professora Ivanilda Eugênio e a secretária municipal de Educação, Lúcia Martins.
Com a temática BASTA DE VIOLÊNCIA, registro de exposição fotográfica de vítimas da violência desenfreada que toma conta de São José de Mipibu.
Após caminhada, num palco montado ao lado da Caixa Econômica Federal, escolas apresentaram danças e coreografias, alusivas à temática em questão.
Ao final, todos deram as mãos, rezaram um Pai Nosso e pediram paz e justiça social. A população quer muito mais do que isso! O segredo, em todo o país, é agir e investir em geração de emprego e renda; educação de qualidade; saúde digna para o povo; combate à criminalidade, ao tráfico e ao consumo de drogas pesadas; investimento em segurança pública, através do aumento do efetivo e excelência na inteligência investigativa; promoção de ações culturais significativas; dentre outros quesitos básicos, porém, fundamentais. Caso contrário, cantaremos a cantiga do "blá-blá-blá faz de conta".

Matéria e fotos: Alexandre Freire

OS 100 ANOS DE DONA MARIA VIANA

O blog De Olho em Mipibu deixa os merecidos parabéns à dona Maria Viana, mais conhecida como Lourdes Viana, pela passagem do seu natalício. Nesta data, D. Maria completa 100 anos de vida. Na imagem, está ao lado da sua filha, a amiga Terezinha Viana.
Que Deus a ilumine para que possamos comemorar esta data por muitos e muitos anos. Desejo-lhe muita saúde e as bênçãos do nosso Senhor Jesus Cristo.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

terça-feira, 19 de maio de 2015

HOMENAGEM DO PE. JOSÉ LENILSON AO ANIVERSARIANTE DO DIA, PE. MATIAS SOARES

Padres José Lenilson e Matias Soares

"Quero parabenizar de todo coração ao Pe. Matias Soares, amigo de longas datas e irmão no ministério presbiteral; homem de uma só palavra, sempre fiel a seus compromissos tem provocado uma renovação pastoral missionária na Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim nestas terras mipibuenses desde a sua chegada em 2010. É notável sua sintonia com os anseios de Renovação e Conversão pessoal e pastoral propostos pela Igreja Universal (Católica), sobretudo depois da Conferencia da Aparecida e da eleição do Papa Francisco. Suas palavras preferidas são comunhão e missão, que não são simplesmente palavras ou discurso, mas sim uma prática pastoral bem guiada por um Plano Missionário Pastoral. Seu zelo pelo bem da Igreja pode ser confundido com dureza ou outra coisa, mas há uma retidão admirável no querer o bem maior da Comunidade e das pessoas. É um homem de perdão e misericórdia, mas não suporta os que "tramam e fazem conluios para prevalecer estruturas injustas" (Cf. Salmos 1 e 2) e, sobretudo, não tem medo da verdade e de sofrer por ela, pois para ele: "a verdade é Jesus Cristo". Em síntese, é um dos padres mais coerentes da Arquidiocese de Natal. Que viva muitos anos entre nós. Parabéns sinceros!"

Matéria: facebook do padre José Lenilson
foto: Alexandre Freire

PARABÉNS, MESTRE MATIAS SOARES!!!

Hoje (19), é dia de abraçarmos o pároco de São José de Mipibu, MATIAS SOARES, por ocasião da sua data natalícia. Homem de princípios, inteligência apurada, comprometido com as causas sócio-religiosas e um defensor incansável do que faz bem ao povo e, sobretudo, à igreja.

Tenho orgulho em tê-lo como meu amigo, pelas suas inúmeras qualidades e por honrar, com determinação, coragem e justiça, seu trabalho e sua vida pessoal e religiosa.

Parabéns, Mestre Matias Soares! Que Deus o abençoe!

Matéria e foto: Alexandre Freire

segunda-feira, 18 de maio de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA ABRE SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje (18), é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, juntamente, à SEMTHAS, ao CREAS e com apoio das secretarias da Educação, Saúde, Esporte e Lazer montaram uma semana alusiva à referida temática.
Na abertura, aconteceu uma audiência pública, no fórum da cidade, na qual várias autoridades debateram sobre esse terrível mal que atinge crianças e adolescentes das mais diversas camadas sociais. O salão do Júri ficou completamente lotado.
Inicialmente, após algumas explanações, palestra com a Assistente Social, Elizângela Cardoso.
À mesa, o novo delegado de polícia civil do município, Drº Marcos Geriz; Assessor de Comunicação da prefeitura municipal, Daltro Emerenciano (representando o prefeito Arlindo Dantas); Secretária da SEMTHAS, Shillen Lima; Promotora de Justiça, Drª Heliana Germano e membros do Conselho Tutelar de Mipibu.

O CAPSMAF esteve muito bem representado pela Diretora Técnica e Assistente Social, Janilza Matos. Na sua fala, Janilza enalteceu a Luta Anti-manicomial, também, comemorada neste dia, bem como discutiu outros temas, ligados à exploração contra crianças e adolescentes.
As psicólogas, Nayara Silva e Jéssica Luanny; a nutricionista, Carol Bezerra e o Terapeuta Ocupacional, Mário Miranda, todos técnicos do CAPS São José de Mipibu, estiveram presentes a esse importante momento de discussão e interatividade.
Alunos da escola Instituto Pio XII se fizeram presentes e direcionaram perguntas aos especialistas palestrantes.
Ao lado da esposa Flávia Emanuelle, o competente comunicador, Cezinha Barbosa, fez bons questionamentos sobre as temáticas debatidas na audiência pública.
Deixo os parabéns a esta mulher guerreira, comprometida, inteligente e cheia de grandes Sonhos, Elizângela Teixeira, que está engajada, juntamente com sua equipe do CREAS, na coordenação desta semana comemorativa. Na imagem, fez questão de posar ao lado do delegado de polícia civil, Drº Marcos Geriz.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

domingo, 17 de maio de 2015

DE OLHO NAS RAPIDINHAS


1) ZÉ EDUARDO AINDA RESPONDE PELA SECRETARIA DE OBRAS? : Esta semana, tomei conhecimento de que o atual Secretário Municipal de Obras do município, José Eduardo Sales, deixará a pasta. Segundo informações, Zé estaria insatisfeito por não gozar de autonomia na função para a qual foi designado. Será???

2) BANCAS DA FEIRA LIVRE: Há alguns dias, nesta mesma coluna, questionei sobre a substituição das sucateadas bancas da feira livre por outras mais novas e modernas, conforme fora divulgado pela prefeitura municipal. O secretário de obras chegou a expor um novo e moderno modelo de banca em plena feira livre. Ao me encontrar com José Eduardo, ele me respondeu: "Já fiz minha parte. Agora, quem tem o poder de providenciar é o prefeito!" ;

3) FESTA DAS MÃES: Hoje (17), a partir das 16 horas, no centro da cidade, a prefeitura municipal irá promover festa alusiva ao DIA DAS MÃES. Além da distribuição de muitos brindes, um show com a cantora Cristiane Velassy animará as mamães mipibuenses. Imperdível!

4) ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA: Gostaria de parabenizar a equipe de fisioterapia da prefeitura municipal de São José de Mipibu pelo atendimento de excelência prestado à população. Minha mãe está em acompanhamento com profissionais daquele setor e tem aprovado o empenho, dedicação e profissionalismo de técnicos e atendentes. Alguém poderia questionar.... "Mas é obrigação deles tratar bem e desempenhar melhor ainda cada função"... Mas, infelizmente, no serviço público, muitos estão para tratar mal e não acolher pacientes que buscam o serviço público. Alguém duvida??? ;

5) PADRE JOSÉ LENILSON ESTÁ DE VOLTA A MIPIBU: Após um tempo de experiência no mosteiro, o padre José Lenilson voltará a ser vigário paroquial em São José de Mipibu. Para tanto, somará ao grandioso trabalho dos padres Matias Soares e Rogério. Seja bem-vindo, grande religioso!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CAPSMAF PROMOVE MAIS UM MOMENTO DE CAPACITAÇÃO

Paulo Pessoa (Diretor do CAPS II AD NORTE); Janilza Matos (Diretora Técnica do CAPSMAF) e Alexandre Freire (Diretor Administrativo do CAPSMAF).

Durante toda a manhã e parte da tarde de hoje, alguns técnicos do CAPS São José de Mipibu estiveram em momento de capacitação. O encontro foi conduzido pelo competente Psicólogo e Diretor do CAPS II AD NORTE, o amigo Paulo Pessoa, que abordou inúmeros assuntos sobre o funcionamento do serviço e direcionamentos importantes.
É importante ressaltar que a direção não tem medido esforços no sentido de buscar profissionais renomados e competentes para ministrarem palestras, cursos e encontros voltados às temáticas em saúde mental.

A família CAPSMAF agradece ao competente Paulo Pessoa por propiciar este importante momento de informação e aprendizagem à nossa equipe.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

VÁ COM DEUS, TIO-PADRINHO MARCIANO DIAS FREIRE!

Exemplo de homem, filho, irmão, esposo, sogro, pai, avô, cidadão... um ser humano com incontáveis qualidades, que dedicou toda a sua vida em prol da família, da igreja e de fazer o bem ao próximo. É com muita tristeza que noticio o falecimento do meu tio e padrinho de batismo, MARCIANO DIAS FREIRE.

Como homem de Deus e católico dedicado à igreja e às obras religiosas, na imagem, um registro ao lado de familiares: sua esposa, Zélia Freire e o filho, o vereador Márcio Freire; e do pároco local, Matias Soares e do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira.

Vá com Deus, Tio Marciano, que Ele já reservou o seu lugar na Morada Celestial.
Matéria e foto: Alexandre Freire

quarta-feira, 13 de maio de 2015

CAPS SÃO JOSÉ DE MIPIBU APRESENTA PROJETO "CAPS E ESCOLA" NA ESCOLA ESTADUAL PROFº FRANCISCO BARBOSA

Hoje, à tarde, técnicos, direção e estagiários de Psicologia do Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire - CAPSMAF - foram à Escola Estadual Profº Francisco Barbosa (O Estadual). Na ocasião, apresentaram a alunos do Ensino Médio o Projeto CAPS e Escola. Projeto este idealizado pela psicopedagoga do referido centro, Cristiane Gonçalves.
O projeto tem como principal objetivo levar informações sobre a dinâmica de funcionamento do serviço oferecido pela instituição, bem como conscientizar crianças, jovens, adultos e idosos sobre a importância de se conviver bem e aceitar "o louco" como um ser que pode circular, naturalmente, no meio sócio-familiar; diminuindo-se, portanto, o estigma social e/ou preconceito a esses usuários.
Ao fundo, atentos e receptivos à equipe e, sobretudo, ao tema em questão, o amigo e diretor do Estadual, Josimário Luiz e a competente professora e vereadora do município, Verônica Senra, prestigiaram este importante e significativo momento de interação, aprendizagem e, principalmente, de conscientização contra toda e qualquer forma de preconceito ao portador de algum tipo de transtorno mental.
Após apresentação, a palavra ficou facultada aos alunos.

"Devido ao grande fluxo de pessoas e demanda elevada, no CAPS, este projeto estava, temporariamente, desativado, porque sempre buscamos priorizar o melhor e mais diferenciado atendimento a todos que buscam o serviço, com atenção e respeito à população. Hoje, por meio de planejamento e de pessoas comprometidas, reativamos o CAPS e Escola com o desejo permanente de desmistificar a loucura" - disse o diretor administrativo do CAPS, Alexandre Freire.
Os agradecimentos de toda a equipe CAPS à direção, professores, alunos e demais funcionários da Escola Estadual Profº Francisco Barbosa (O Estadual) pela receptividade, apoio, atenção e respeito a um trabalho em saúde mental sério e comprometido com a sociedade.

Matéria e fotos: Alexandre Freire