O MELHOR PÃO DA CIDADE

PRAÇA DES. CELSO SALES, N° 12 - CENTRO - SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN

SUPERMERCADO DO TELMO

O SUPERMERCADO DAS GRANDES PROMOÇÕES

CONHECER EDUCACIONAL

A ESCOLA DAS FAMÍLIAS MIPIBUENSES.

AQUI, SUA MARCA É LEMBRADA

ENTREM EM CONTATO ATRAVÉS DO EMAIL: deolhoemmipibu@gmail.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

DRº EPITÁCIO ANDRADE INICIA PROJETO "SAÚDE MENTAL COLETIVA E CULTURA" NO CAPSMAF

Desde o início da gestão do Prefeito Arlindo Dantas, a direção do CAPSMAF - Centro de Atenção Psicossocial Manoel Amaro Freire tem buscado, incansavelmente, parceria com instituições, profissionais renomados do estado e serviços em saúde mental, no sentido de viabilizar capacitação para a equipe técnica e de apoio.
Atualmente, o CAPS conta com o renomado médico psiquiatra e sanitarista, Dr° Epitácio Andrade, o qual está desenvolvendo um importante projeto junto à equipe e usuários, em parceria com o NESC - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN e Prefeitura Municipal de São José de Mipibu.

O projeto contempla uma supervisão clínico-institucional, a partir da qual, semanalmente, Epitácio coordena grupo temático com usuários, além de apoio à equipe multidisciplinar de profissionais na orientação e direcionamento às ações desenvolvidas.
Todas as quartas-feiras, à tarde, ele assumirá o grupo terapêutico, denominado SAÚDE MENTAL COLETIVA E CULTURA, a partir do qual as histórias de vida e o projeto singular serão, respectivamente, conhecidas e construído durante esses encontros.
Importante relembrar que esse projeto é totalmente gratuito. A única contra-partida do município é o transporte, um custo quase insignificante diante da grandeza desse projeto, que trará capacitação, eficiência ao serviço e conhecimento qualificado à equipe.

Matéria e foto: Alexandre Freire

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O GOVERNADOR DO RN É NOSSO!!!

O vice-governador, Fábio Dantas, vai assumir o Governo do Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (24). A transmissão do cargo acontecerá devido à viagem do governador Robinson Faria à Bogotá, capital da Colômbia. Fábio Dantas será Governador em exercício até a próxima terça-feira (1º). Esta será a segunda vez que o Vice-Governador ocupará a gestão estadual. A primeira interinidade foi em junho de 2015, quando Robinson viajou para a Argentina.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

SÃO JOSÉ DE MIPIBU VAI SEDIAR A ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DA JUSTIÇA PELA PAZ EM CASA

A juíza Fátima Soares, da Coordenadoria de Combate à Violência contra à Mulher, do Tribunal de Justiça do RN, juntamente com a deputada estadual Cristiane Dantas(PCdoB), foram recebidas na manhã desta segunda-feira(22), na sede da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu. Na oportunidade, a magistrada discutiu com secretários e a procuradora geral do município sobre o lançamento da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que acontecerá no dia 07 de março no município de São José de Mipibu.
Durante o encontro, ficou definido que a comunidade do Pau Brasil, localizada na periferia da cidade receberá a estrutura do Programa, que além de solucionar as demandas judiciais na esfera da família proporcionará ações de cidadania em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais, principalmente na oferta de documentos, palestras educativas, manifestações culturais e ações em saúde.
A deputada Cristiane Dantas, autora do Projeto de Lei que cria no âmbito do Rio Grande do Norte a Patrulha Maria da Penha, que deverá ser executada pela Polícia Militar, dando proteção em visita rotineira nas residências e locais de trabalho de mulheres que tenham medidas protetivas expedidas pela justiça, por serem vítimas da violência de gênero, ressaltou  a importância da realização do evento.
“O nosso estado é o quinto do Brasil nos índices de violência contra à mulher. Esse dado é muito preocupante, precisamos urgentemente colocar medidas eficazes em prática para que possamos em curto espaço de tempo reverter a situação”, alertou.
Cristiane Dantas também é autora do PL que define agosto como sendo o Mês de Proteção à Mulher, por ser esse mês dedicado a comemoração da instituição da Lei Maria da Penha.
Após o encontro que aconteceu na sede do Poder Executivo as autoridades se deslocaram até a comunidade do Pau Brasil, onde avaliaram os espaços físicos que  serão ocupados durante a abertura estadual da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.
Participaram da reunião a procuradora geral do município, Renata Colombieri; o assessor de Comunicação, Daltro Emerenciano; a assessora de Gabinete, Suênia Abrantes; os secretários municipais, Evandro Carvalho, José Eduardo SalesKélia Serafim e Antônio Freire.

JORNADA PEDAGÓGICA DEU LARGADA A ANO LETIVO EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Ontem (22), no salão da maçonaria, educadores mipibuenses se reuniram para mais uma jornada pedagógica.
Esse importante momento marca os preparativos para mais um ano letivo no município.
Atentos, professores, coordenadores, supervisores e servidores da educação acompanharam orientações, planejamento e direcionamentos importantes para mais um ano que se inicia. Na imagem, o advogado e membro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município, Francialdo Cássio.
Em sua fala, a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Martins, falou dos desafios da pasta, tendo em vista as dificuldades gerais pelas quais atravessa a educação em todo o país.
Na ocasião, apresentação cultural da orquestra da nossa cidade.

"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens" - Pitágoras.


Matéria e fotos: Alexandre Freire

domingo, 21 de fevereiro de 2016

DE MUDANÇA PARA NATAL

Tendo em vista o grande ciclo de amizade que eles têm em São José de Mipibu, quero abrir esse espaço, no meu prestigiado meio de comunicação, para comunicar que os meus pais, Ubirajara e Iolanda, a partir de hoje, aprontaram as malas e foram morar em Natal.

Nesse momento, prefiro não elencar as verdadeiras razões familiares pelas quais os fizeram tomar tal atitude. Porém, desejamos paz, felicidade e uma boa maratona de descanso a essas pessoas que são especiais na vida de todos nós.

Que Deus os abençoe!!!

Matéria e foto: Alexandre Freire

NÃO ESQUEÇAMOS DO RELEVANTE TRABALHO SOCIAL DA IGREJA CATÓLICA DE MIPIBU

Dizer que trabalho da igreja deve se limitar às dependências físicas da igreja é desconhecer a função social da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim em São José de Mipibu. Nessa lógica, a igreja precisa cuidar do bem da comunidade, discutir, em reuniões, celebrações e quaisquer outros eventos religiosos temáticas que dizem respeito à saúde, educação e melhor qualidade de vida do povo católico, que também é cidadão.

Hoje, no programa Som e Vida, na Olho D'água FM, após o quadro Dialogando com a Igreja, apresentado pelo padre Matias Soares, a enfermeira Soraya Cíntia fez uma excelente explanação sobre as doenças manifestadas a partir do mosquito Aedes Aegypti, em particular o Zika Vírus.
Na ocasião, Soraya direcionou suas palavras nas inúmeras formas de prevenção e orientação sobre os cuidados a esse mosquito. Importante ressaltar que ela apresentou essas informações, hoje, nas missas matinais, e o fará, logo mais à noite, na celebração das 20 horas na matriz.
A entrevista foi muito bem conduzida pelo radialista e membro da Pastoral da Comunicação, Renan Silva. Atento, e em consonância com as ideias elencadas pela Campanha da Fraternidade deste ano, a qual defende o direito ao Saneamento Básico para todas as pessoas, o padre Matias acompanhou todas as informações e agradeceu a parceria com o médico Carlos Marques, por ter viabilizado uma pessoa preparada para falar sobre tal assunto.
Ao lado de Matias Soares, o seminarista José Rodrigues da Silva, que passará a fazer parte deste elenco de religiosos católicos mipibuenses, sobretudo, na formação de agentes pastorais e trabalho missionário no setor urbano 4. Seja bem-vindo, homem de Deus!

Deixo os parabéns à igreja católica de São José de Mipibu pela preocupação do ser humano na sua totalidade. Fazer igreja é caminhar ao lado do povo, preocupado com o problema e as necessidades desse povo.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sábado, 20 de fevereiro de 2016

PREVIDÊNCIA SOCIAL - CONVITE


SEGUNDO PESQUISA, MAIS DE 60% DOS POTIGUARES ESTÁ OTIMISTA COM O FUTURO

.
O governador Robinson Faria recebeu nesta quinta-feira (18) o resultado da “Consulta à Sociedade sobre o Futuro do Rio Grande do Norte”, coordenada pelo projeto Governança Inovadora.  A pesquisa foi acessada via internet por moradores de todas as regiões do território potiguar. Mais de 60% dos entrevistados se disseram otimistas em relação ao futuro do RN. Em curso desde agosto do ano passado, o Governança Inovadora é o maior projeto de Modernização da Gestão Pública já realizado no Estado. 

Durante a entrega do material, o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira atualizou o governador em relação ao andamento do Governança Inovadora e enalteceu, sobretudo, a participação da sociedade civil organizada na construção do Mapa Estratégico do Rio Grande do Norte. Mais de 65 instituições públicas e privadas contribuíram com a formulação de uma nova visão estratégica para o Estado. 

Ao todo, 105 servidores públicos estão sendo capacitados para multiplicar as diretrizes e ações do Governança Inovadora em seus locais de trabalho.   

O governador Robinson Faria ressaltou a importância da pesquisa e afirmou que o Governo levará em conta as contribuições da população. “Fiquei muito feliz em saber que mais de 60% dos potiguares estão otimistas em relação ao futuro do nosso Estado. Vamos continuar dialogando com a sociedade, ouvindo todos que quiserem contribuir com o nosso Estado”, afirmou. 

A íntegra da “Consulta à Sociedade sobre o Futuro do Rio Grande do Norte” estará disponível a partir desta sexta-feira (19) no portal do projeto:www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"NÃO BOTE O DEDO NO MEU NARIZ" - DISSE VEREADOR DUDU À CONCEIÇÃO BARBOSA

Na última terça-feira(16), conforme divulgação na mídia local, o prefeito Arlindo Dantas reuniu imprensa, representantes da igreja católica, secretariado, vereadores, Polícia Militar e outros segmentos sociais. Em pauta, discussão sobre um local apropriado para a realização de festas de grande porte no município, tendo em vista um abaixo-assinado por parte da igreja para que esses eventos não sejam realizados na frente ou no entorno da matriz, a fim de preservar aquele monumento histórico, cultural e religioso.
Em sua fala, Conceição Barbosa, representante da Sociedade Terra Viva, discordou da atitude de alguns vereadores em assinarem esse documento da paróquia, fez elogios à vereadora Verônica Senra por preferir não ter agido da mesma forma, porém, diante de seu posicionamento, constrangeu o vereador Eduardo Simplício (Dudu), que preferiu abraçar a causa da igreja e do povo Deus.
Após bate-boca, Conceição chegou a gesticular na direção do rosto do Sargento Dudu, e este não gostou, pedindo que Ceiça tirasse o dedo do nariz dele.

Um pequeno incidente que não tirou o principal objetivo da reunião, que foi o diálogo e a busca para resolução desse impasse.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O SULANCÃO SERÁ DEMOLIDO E DARÁ LUGAR AO ESPAÇO DE EVENTOS

Nos próximos dias, São José de Mipibu ganhará um espaço para a realização de festas e eventos promovidos pela prefeitura municipal. O "Sulancão" será demolido, dando lugar ao ESPAÇO DE EVENTOS.
Preocupado com os comerciantes que dali tiram seu sustento, o prefeito Arlindo Dantas está construindo, no antigo prédio do cinema, um moderno espaço, para onde esses pais e mães de família serão transferidos e terão seus direitos assegurados.
O ambiente terá 32 quiosques, todos de alvenaria, além de praça de alimentação e uma estrutura adequada para se fazer compra e degustar uma boa comida. Bom lembrar que será mantida e preservada a estrutura arquitetônica da frente do prédio reformado. 
Ontem, em reunião com a imprensa e segmentos sociais, Arlindo Dantas falou que irá resgatar o São João em São José, um dos eventos que, nas suas gestões passadas, fora considerado um dos melhores do Nordeste, segundo Revista Veja.
Em conversa com o Secretário Municipal de Obras do município, José Eduardo, ele nos garantiu que, no prazo de 60 dias, as obras estarão concluídas e o espaço de eventos liberado.
No momento em que cheguei, o secretário estava analisando o projeto, juntamente com o mestre de obras, fazendo alguns ajustes com a empresa AGIO, ganhadora da licitação.
Interessante informar que este prédio foi adquirido pela prefeitura municipal.
Após essas construções/reformas e festejos juninos, o prefeito Arlindo Dantas colocará em prática o bom projeto para a construção da nova Praça Desembargador Celso Sales. Um empreendimento moderno, muito esperado pela população.

Matéria e fotos: Alexandre Freire

VEREADORA VERÔNICA ENTENDEU BEM O POSICIONAMENTO DA IGREJA CATÓLICA MIPIBUENSE

Quero abrir este espaço para parabenizar a coerente e competente vereadora de São José de Mipibu, VERÔNICA SENRA, pelo posicionamento livre, sincero e coerente em relação à Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, na pessoa do padre MATIAS SOARES, por ocasião da reunião, realizada, ontem, na sede da prefeitura municipal.

Na ocasião, quando foi citada por não ter assinado o abaixo-assinado, formulado pela igreja católica, Verônica justificou o motivo pelo qual não a levou a rubricar o documento. Em nenhum momento, deixou de concordar com a atitude de anseio e pedido da comunidade católica, no sentido de proteger o patrimônio cultural e religioso da nossa cidade.

Não assinou por não concordar com um só ponto elencado no referido documento que, mesmo não sendo juridicamente respaldado, revela o desejo, a vontade e o anseio de uma multidão de pessoas.

A vereadora Verônica entendeu não ser possível fazer qualquer tipo de evento naquele espaço, porém esse não é o posicionamento principal da igreja; apenas, o bom senso sinaliza respeito, proteção, zelo e cuidado ao patrimônio histórico,cultural e religioso do povo mipibuense em dias de mega-eventos, que reúnem gente de todas as partes do estado.

Como diz o velho ditado, "Muita gente não cuida do que é seu, imagine do que é dos outros!"

Matéria e foto: Alexandre Freire

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"O PÁROCO MATIAS SOARES ESTÁ FAZENDO UM PALANQUE POLÍTICO" - DISSE DALTRO EMERENCIANO

Blogueiro Daltro Emerenciano (camisa branca)
Hoje, na sede da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, durante reunião para a escolha de um local adequado para realização de festas populares de grande porte, o blogueiro Daltro Emerenciano, em seu pronunciamento disse: "O pároco Matias Soares está fazendo um palanque político".

Em suas palavras, conforme gravação arquivada, Emerenciano diz que se continuar tal posicionamento por parte do padre Matias, o blogueiro irá responder à altura.

Desse encontro, deixo os parabéns ao prefeito Arlindo Dantas, que, antes mesmo da convocação para essa reunião, tem dialogado com membros católicos, buscando, sobretudo, uma solução positiva e viável para tal impasse.

Matéria e foto: Alexandre Freire

ARLINDO DANTAS TEM SUGESTÃO PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS FESTIVOS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Hoje (16), na sede da Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, o prefeito ARLINDO DANTAS reuniu secretários, vereadores, imprensa, Polícia Militar e outros segmentos sociais para decidirem um local adequado para a realização de festas de grande porte no município, já que o espaço no entorno e em frente à Igreja Matriz tem, segundo posicionamento de paroquianos, prejudicado e desrespeitado o templo do povo católico de Mipibu. Diante desse impasse, o pároco MATIAS SOARES e paroquianos formularam um abaixo-assinado, a fim de que esse tipo de evento fosse transferido para um lugar mais apropriado. Apesar de não ser um documento jurídico, o abaixo-assinado revela o anseio dos católicos.
Os padres preferiram remarcar outro momento de conversa, tendo em vista a elaboração de um documento que será entregue e analisado pelo Setor Jurídico do Executivo. O gabinete do prefeito ficou completamente lotado.
Arlindo disse que construirá uma Praça de Eventos, onde, atualmente, funciona o espaço denominado "casinhas de pombo". "Aqueles comerciantes serão transferidos dali para o prédio do antigo cinema, o qual está passando por uma reforma e construção de quiosques. Inclusive, caso a paróquia queira fazer a festa dos padroeiros, por exemplo, nesse lugar, seria uma ótima ideia" - concluiu o prefeito.
Representando a Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, o advogado, Drº Arthur Coelho, teve um pouco de dificuldade para explanar o posicionamento da igreja e do povo de Deus, uma vez que alguns insistem, equivocadamente, misturar a preservação daquele templo religioso católico com politicagem. Arthur disse que o que, na verdade, a paróquia pede é a regulação de festas de grande porte nas proximidades e entorno da igreja.
Independentemente do local onde serão realizadas essas e outras festas, o Tenente Isaac Leão, Comandante de Policiamento Local, comprometeu-se trabalhar com muito mais empenho e compromisso no sentido de oferecer à população uma segurança ostensiva e qualificada.

Torçamos para que essa "queda de braço" tenha um resultado favorável. Não esqueçamos nunca: "Arlindo Dantas é político; padre Matias Soares é padre!"

Matéria e fotos: Alexandre Freire

sábado, 13 de fevereiro de 2016

PADRE MATIAS SUGERE REUNIÃO COM O PREFEITO ARLINDO NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL

Prefeito Arlindo Dantas; vice-prefeita Fernanda Moraes e o Padre Matias Soares
Há pouco tempo, o pároco de São José de Mipibu, Matias Soares, postou cópia do abaixo-assinado, o qual solicita ao prefeito Arlindo Dantas e aos treze vereadores a retirada de festas de grande porte de frente e do entorno da Igreja Matriz de Sant'Ana e São Joaquim.

Na ocasião, Matias solicita ao prefeito que a reunião (antes marcada na sede da prefeitura) para a escolha de um lugar apropriado para esses festejos seja realizada no plenário da Câmara de Vereadores da nossa cidade, tendo em vista um espaço comum, onde a população, principalmente, poderá participar e acompanhar de perto todo o desenrolar dos fatos. Se assim for, Matias confirmará presença.
Cópia do Abaixo-assinado, emitido pelo Pe. Matias Soares
Os munícipes torcem muito para que se chegue a um acordo, no qual o diálogo prevaleça e o povo saia com seus direitos assegurados e respeitados.

Matéria e foto: Alexandre Freire

POLÊMICA - ONDE SERÃO REALIZADAS AS FESTAS POPULARES EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU?

Prefeito de São José de Mipibu, Arlindo Dantas
Em meio à crise que assola o país e as prefeituras, o prefeito Arlindo Dantas decidiu, coerentemente, não realizar carnaval em São José de Mipibu este ano. Uma decisão pautada por recomendação do Ministério Público em consonância com a aprovação da população.

Entretanto, sabendo que a data festiva é prestigiada por muitos foliões, o Vice-governador do RN, Fábio Dantas, juntamente, com a Deputada Estadual, Cristiane Dantas, promoveram o evento, o qual teve um significativo respaldo no quesito segurança.

Após os quatro dias de Momo, uma polêmica tomou conta dos quatro cantos da cidade. Tendo em vista a realização dessa festa, no entorno da Igreja Matriz, o padre Matias Soares, pároco da nossa cidade, mobilizou cristãos e paroquianos a assinarem um abaixo-assinado, a fim de que essas festas saiam daquele local. Em muitos casos, a falta de banheiros químicos e de uma boa logística comprometem a estrutura física da igreja, a saber: a pintura; as imagens sacras, devido aos efeitos do som; a urina que, muitas vezes, chega até o altar; entre outros problemas, que desrespeitam o maior templo católico da cidade.

Hoje, cedo, em meio a tudo isso, li matéria na qual o prefeito Arlindo Dantas se reunirá, na próxima terça-feira (16), com representantes de vários segmentos sociais e a mídia, para decidirem um local mais adequado para tais eventos.

Esperamos que o diálogo e o bom senso prevaleçam nesse momento.

Matéria e foto: Alexandre Freire

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

PARABÉNS, AMIGA E CONSELHEIRA TUTELAR JÉSSICA LIMA!


O blog De Olho em Mipibu parabeniza, no dia de hoje, a amiga conselheira tutelar de São José de Mipibu, JÉSSICA LIMA, pela passagem de mais uma data natalícia. Jéssica, a exemplo dos seus pares, vem desempenhando um trabalho comprometido no que diz respeito à proteção e zelo aos direitos das crianças e adolescentes mipibuenses.

Que Papai do Céu conceda-lhe paz, saúde, sucesso e muitos anos de vida ao lado das pessoas que a admira e a ama.

Matéria e foto: Alexandre Freire

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

PADRE MATIAS FARÁ ABAIXO-ASSINADO PARA RETIRAR FESTAS DE FRENTE À IGREJA MATRIZ

Hoje, à noite, ao final da celebração da Missa de Quarta-feira de Cinzas, o pároco de São José de Mipibu, Matias Soares, fez uma vasta explanação sobre a não realização de festas populares, promovidas pela iniciativa privada ou pela Prefeitura Municipal, em frente ou no entorno da Igreja Matriz.

Segundo Matias, é totalmente contra essa prática por questões de preservação do patrimônio arquitetônico do nosso maior templo religioso e cultural. Um dos problemas é o acúmulo de urina, até mesmo, no interior da matriz por falta de banheiros químicos e o impacto do som nas imagens sacras, muitas dessas tombadas e preservadas.

Com a igreja totalmente lotada, pediu a compreensão de todos no sentido de formalizar um abaixo-assinado, que chegará ao consentimento da população mipibuense e de autoridades competentes.

Matéria e foto: Alexandre Freire

VEREADOR DUDU REAGE ÀS CRÍTICAS DE RAFAEL DANTAS

Após o posicionamento do pré-candidato a vereador, Rafael Dantas, em relação à câmara de vereadores de São José de Mipibu, um dos vereadores daquela casa, o sargento Dudu, reagiu e entrou em contato com o nosso blog para alguns esclarecimentos.

Inicialmente, disse que Rafael estava com desculpas esfarrapadas, pois passamos por uma das piores crises já instauradas no país, sobretudo, nas prefeituras. "Diante dessa situação, o nosso prefeito Arlindo Dantas; o vice-governador do RN, Fábio Dantas e a Deputada Estadual, Cristiane Dantas, suam muito para trazerem melhorias para o município, como ele (Rafael), nessas condições, teria essa facilidade e abertura para viabilizar essas benfeitorias para São José de Mipibu?" - retrucou Dudu.

Em outro momento, segundo informou, Dudu pediu para o pretenso candidato a vereador nas próximas eleições olhar o site da câmara para constatar seus mais de 100 requerimentos, projetos de lei e audiências públicas, questionando qual seria o dever de casa que o vereador de Laranjeiras dos Cosmes não teria feito.

Finalizou, dizendo que nenhum vereador tem o poder para fazer o que deseja, visto que a função deste é legislar, criar leis; e não executar.

Até, agora, o editor deste blog não opinou a esse respeito; apenas, postou as opiniões das pessoas envolvidas na discussão. 

Matéria: Alexandre Freire

domingo, 7 de fevereiro de 2016

PADRE MATIAS SOARES FICARÁ MAIS 6 ANOS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

É com uma imensa alegria, em nome dos paroquianos de Sant'Ana e São Joaquim, que informamos a renovação da provisão canônica do nosso amado líder religioso, Padre MATIAS SOARES.

O padre continuará com o seu valoroso trabalho à frente da nossa paróquia por mais 6 anos. O documento foi assinado pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, tendo em vista as incontáveis qualidades desse padre, missionário de Deus e religioso que propaga a paz, a verdade e o evangelho.
Inúmeras vezes, merecidamente, enalteci o paroquiato de Matias não só no quesito religiosidade, mas também como homem sério, coerente, obstinado e um empreendedor nato. Atualmente, andando pelo centro da cidade e comunidades rurais, percebemos os católicos mais participativos e engajados no modelo inovador da igreja, modelo este que resgatou o povo às missas e às ações religiosas.

Homem de visão e gestor por excelência, reformou e construiu inúmeras capelas pelos quatro cantos do município. Daqui a alguns dias, entregará ao povo de São José de Mipibu um belíssimo Centro Administrativo.

Preocupado com as questões sociais do município, sempre se faz presente em audiências públicas, fóruns, caminhadas, protestos, debates, sessões e/ou eventos políticos, entre outros importantes momentos em favor do bem comum.

Em nome de cada cidadão da nossa querida Mipibu, meus agradecimentos ao padre Matias Soares pela forma como ele conduz a paróquia mipibuense. Uma postura pautada na seriedade, compromisso, diálogo, planejamento, fé e muito trabalho.

Matéria e foto: Alexandre Freire

sábado, 6 de fevereiro de 2016

DRº EPITÁCIO ANDRADE VIABILIZARÁ PROJETO PARA O CAPS SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Ontem (06/02), no CAPS São José de Mipibu, a equipe técnica recebeu a visita do renomado médico psiquiatra e sanitarista, DRº EPITÁCIO ANDRADE. Na ocasião, Epitácio apresentou um projeto de supervisão clínico-institucional, a partir do qual trabalhará dificuldades e direcionamentos importantes ao serviço junto à equipe, bem como o acompanhamento nas oficinas temático-reflexivas.
Esses momentos com usuários do CAPS objetivam, principalmente, o desenvolvimento de projetos singulares e a descoberta de atividades e potencialidades que visam à autonomia do paciente em sofrimento mental.
O projeto tem como principais parceiros o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - NESC (UFRN) e a Prefeitura Municipal de São José de Mipibu. Inicialmente, a assinatura de convênio entre essas instituições; a partir daí, o município entrará, somente, com o transporte do médico-supervisor (Natal-São José/Natal).
Drº Epitácio é militante da Luta antimanicomial,  movimento que teve seu início marcado no ano de 1987, o qual visa à substituição do modelo "assistencial" e segregacionista dos manicômios por serviços que respeitem os direitos dos usuários portadores de transtornos mentais.
Representando o Secretário Municipal de Saúde, ALEXANDRE DANTAS, o qual não compareceu por motivo de doença, a técnica do NASF, Luciana, recebeu das mãos do psiquiatra o projeto para ser entregue ao secretário e ao prefeito Arlindo Dantas.
Em nome de toda a Família CAPSMAF, deixo os agradecimentos ao Drº Epitácio pela disponibilidade, interesse, compromisso e genialidade; à Luciana, pelas explanações positivas, sensibilidade à temática saúde mental e conhecimento técnico relevante.

Esperamos que o município abrace mais este projeto, uma vez que as despesas para a prefeitura se resumirão num transporte, uma vez na semana, para o médico psiquiatra.

Matéria e fotos: Alexandre Freire